Rede: Home | Mundologg | Os Populares | Poi?

Teatros Romanos.



(Recriação artística do Teatro de Pompeu 55 a.C)











Continuando nossa saga histórica por lugares interessantes, vamos pousar numa "instituição" bastante peculiar do Império Romano. Os seus teatros a céu aberto.

Não é novidade nenhuma a política do "Pão e Circo" que mais na frente viria a popularizar os hoje tão conhecidos Coliseus, mas mesmo antes daquele problema de migração de alguns camponeses para as cidades Romanas, onde os povos do interior iam buscar as cidades para melhores condições de vida, o que gerou um grande problema de administração pois a cidade estava super lotada, daí que surgiu a velha expressão política do Pão e Circo, pois os governantes convidavam a população pra o "circo", o Coliseu, para se divertir com os Gladiadores, e davam-lhes comida, fazendo com que o povo esquecesse de outros problemas.

Mas mesmo antes dos Coliseus, na época de Pompeu Magno, o governo também se preocupara com a diversão, lógico que com o enfoque mais para o Imperador e sua "casa". Foi por parte de Pompeu que veio a primeira grande construção de um teatro, que até então era intinerante e feito de madeira, quando se acabava a apresentação sedesmontava i rumava para outro lugar. Este Teatro data de 55 a.C.

O Império Romano na sua vastidão de território leva também sua cultura para várias partes da Europa, Ásia, África. Para que se tenha uma compreensão do que foi o Império Romano do Ocidente, nos seus tempos áureos, ele correspondia a toda costa do Mediterrâneo, incluindo as áreas euroéias, asiática, africanas. Com essa vastidão, essas construções romanas fortemente influenciadas pela cultura Grega (expressão Greco-Romana), foram difundidas por todo Império.








(Ao lado Ruínas do teatro de Pompeu)








Nos teatros eram encenadas principalmente peças gregas, e as construções obedeciam a um padrão.

  • Scenae frons (frente do cenário, do palco), normalmente composto de uma dupla linha de colunas.
  • Orchestra, semi-círculo diante do proscênio, onde se sentavam as autoridades.
  • Aditus, corredores laterais para entrada na orchestra.
  • Cavea, estrutura semi-circular onde, segundo a escala social, sentavam-se os espectadores. Era sub-dividido em: ima cavea, media cavea e summa cavea.
  • Vomitoria: Entradas abobodadas por onde se acessava à cavea.
  • Proscaenium (proscênio), espaço diante do palco onde se desenrolava a ação dramática.
  • Porticus post scaenam (Pórtico detrás do cenário), espécie de pátio com colunas, detrás do cenário ou palco.


Acima o Teatro de Marcelo, que foi construido pelo Imperador Gaio Julio César, ele foi uma homenagem a marco Cláudio Marcelo, filho de Octávia, irmã de octávio Augusto qeu futuramente viria a ser Imperador. Julio César mandou construir para rivalizar com o de Pompeu. Para ficar mais por dentro dessa disputa pesquise sobre a guerra civíl que dividiu a população romana, durante a república, essa guerra marcou a passagem para a época dos Imperadores. Só por curiosidade Marcelo morreu 5 anos antes da conclusão do teatro construido em sua homenagem...

Também é bom lembrar que os teatros era construidos para os deuses pessoais de cada Imperador, não esqueça que o cristianismo só se torna religião oficial do Império muito tempo depois com Constantino (Vide Post Anterior mais em baixo sobre Constantinopla).





(Teatro de Óstia, na época fazia parte da costa da cidade de Roma.)

















(Teatro de Pompeia, atual Província de Nápoles.)
























(Teatro de Spoleto)









Acima Ruínas do teatro de Volterra.


Pode viajar agora...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares